.

.

.

.

.

.

terça-feira, 29 de março de 2016

VIOLA ORGANISTA - Instrumento musical projetado por da Vinci é criado 500 anos depois

.
Um post sem política, só sobre a beleza, sobre o talento de um gênio: Leonardo Da Vinci.

.
Combinando piano e violoncelo, este instrumento criado por Leonardo da Vinci há cinco séculos foi tocado pela primeira vez no último dia 18 pelo polonês Slawomir Zubrycki, um apaixonado por interpretar os planos do gênio renascentista.
Depois de três anos e 5 mil horas, Zubrycki deu vida à “viola organista“.  O instrumento que fazia parte do Codex Atlanticus – manuscrito de 12 volumes com projetos que vão desde ideias para novas armas a planos para máquinas voadoras – une características do cravo, o órgão e a viola de gambá.
De longe, a invenção extraordinária de Da Vinci reconstituída por Slawonir Zubrycki, parece um piano de cauda. Mas na verdade, as 61 cordas, ao invés de serem tocadas por martelos, são estimuladas por quatro rodas giratórias revestidas de crina de cavalo de forma semelhante aos arcos usados para tocar violino e violoncelos.



Não faço ideia do que Leonardo da Vinci pensaria sobre o instrumento que construí, mas tenho esperança de que ele ficaria satisfeito” – Slawomir Zubrycki




.
Coisa mais linda e etérea...é muito diferente de qualquer outro instrumento...me lembrou um orgão mais elaborado...
:o)




Tailor Mouse

Tailor Mouse